Perspetiva de uso das Tecnologias da Comunicação
Perspetiva Institucional: uso das TC em âmbitos relacionados com a sua adoção institucional e com o suporte à prática educativa.
Perspetiva docente: uso das TC pelos docentes da instituição de ensino superior, na prática educativa.
Contexto de pesquisa dos dados
Região: dados agregados das instituições de ensino superior pertencentes a cada região
Instituição de Ensino Superior: dados de cada instituição de ensino superior.
Ano letivo
Ano letivo: ano letivo a que se referem os dados.
Comparação entre anos letivos: apresentação de dados referentes a 2 ou mais anos letivos.
Tema
Uso das Tecnologias da Comunicação: Uso de hardware e software que permite e promove a comunicação e a distribuição de informação suportada pela Internet.
Boas práticas de uso das Tecnologias da Comunicação: Práticas que pretendem promover o uso ou suporte ao uso das Tecnologias da Comunicação no ensino e aprendizagem.
Indicação do número de docentes da instituição por associação a unidade orgânica, número de anos de experiência docente e tipo de modalidades de ensino e aprendizagem - presencial, totalmente online e misto (blended-learning) - e ciclos de estudo de Bolonha - 1º, 2º e 3º - em que leciona.
Tecnologias da Comunicação (TC) a que os docentes têm acesso através da instituição e outras que utilizam na sua na sua prática educativa por tipo de atividade; aspetos positivos, negativos e razões para esse uso.
Equipamentos de suporte ao uso das Tecnologias da Comunicação (TC) utilizados pelos docentes na prática educativa e apoios técnicos e pedagógicos aos quais recorre e com que frequência.
Indicação dos recursos digitais utilizados pelos docentes, por modalidades de ensino - presencial, totalmente online e misto (blended-learning) - e ciclos de estudo de Bolonha - 1º, 2º e 3º -, e uso de recursos educativos abertos (REA).
Ações de formação para uso das Tecnologias da Comunicação (TC) frequentadas pelos docentes, por tipo, modalidade de ensino e aprendizagem - presencial, totalmente online e misto (blended-learning) -, temas e dinamizadores das ações.
Organização e apresentação da boa prática
Atores a quem se destina a boa prática