Os dados providenciados por Instituições de Ensino Superior publico Português e seus docentes, constituem o conteúdo da U-TRACER.
1.ª fase de survey
Com o intuito de recolher dados representativos do uso das Tecnologias da Comunicação (TC) ao nível institucional, a 1.ª fase de survey do projeto TRACER decorreu entre Março e Maio de 2012, junto de 33 instituições de ensino superior (ES) público português dos subsistemas de ensino universitário e politécnico, de um universo de 35 instituições. Teve como destinatários dois tipos de atores institucionais: i) dirigentes com responsabilidades na área das TC (reitor, vice-reitor, pró-reitor; presidente; vice-presidente, pró-presidente; diretor, vice-diretor); e ii) responsáveis técnicos pelos serviços tecnologias eventualmente existentes no âmbito das Tecnologias da Comunicação.
Fora desta inquirição ficaram as duas instituições que participaram no estudo-piloto que precedeu a implementação à escala nacional (uma pertencente ao subsistema de ensino politécnico e outra ao subsistema de ensino universitário).
2.ª fase de survey
Com o intuito de recolher dados representativos do uso das Tecnologias da Comunicação (TC) ao nível dos docentes, a 2.ª fase de survey do projeto TRACER decorreu entre os meses de julho e de setembro de 2013, junto das 34 instituições de ensino superior (ES) público português dos subsistemas de ensino universitário e politécnico. Foi feito o convite a todas as IES a nível nacional, e divulgação através de vários espaços web. |